domingo, 4 de setembro de 2011

A Guerra pela Água - da ideia à Arte Final.

Boa tarde pessoal,


Para manter a imagem do "blogueiro de domingo", venho hoje postar uma ilustração feita em 2005, de uma ideia vinda um ano antes (2004).

Acontece que em 2004 no colégio em que eu estudava, algumas garotas da série anterior me pediram um desenho para representarem em um trabalho da semana sobre a água, a possível guerra entre os países para se apossarem do maior reservatório de água doce localizado em nosso maravilhoso país.

A ideia era simples, elas queriam que eu simplesmente desenhasse todos os países em guerra querendo se apossar da água do Brasil... só isso. (agora como desenhar isso que era o problema)

Pedi desculpas e tive que recusar a proposta, mas aquilo ficou na minha cabeça.

Naquela época como ilustrador iniciante, não sabia que a complexidade dos pedidos dos clientes seria algo presente na minha vida como profissional do ramo, então acreditava que o pedido não era tão absurdo assim, que talvez eu não tinha tido a visão, pois bem, pensei pensei e pensei e cheguei em uma idéia que poderia tornar o desenho possível:

Por que não, a maior potencia mundial, o país mais poderoso do mundo não poderia arquitetar um plano para beber toda a água do Brasil? O que impediria o Tio Sam de tomar toda a água do Brasil num canudinho do Mac Donald's?

Eis então o desenho feito por mim e colorido por Bruno Marques um ano depois para um trabalho de faculdade, qual a ideia se encaixou como uma luva:




Essa imagem é de contexto POLÍTICO e acredito que ainda provoque a reflexão de muitos sobre o caso, afinal, o Brasil é portador da maior reserva de água doce do mundo (Aqüífero Guarani) e da maior reserva biológica do mundo (Amazônia). Todo o mundo quer! Logo vai ter gente fazendo guerra pra tentar tomar o que é nosso. Vamos ver qual vai ser o motivo que vão dar...


Boa semana!








Um comentário:

  1. Achei sensacional o Tio Sam e o canudinho do mac Donald's! Diz tudo...Com certeza ainda muito atual.

    ResponderExcluir